4 armadilhas comuns que geram gastos desnecessários na nuvem

4 armadilhas comuns que geram gastos desnecessários na nuvem

Um dos principais benefícios de migrar para a nuvem é a economia de custos. No entanto, esse controle de gastos pode facilmente sair do controle e se tornar um dos principais desafios que podem afetar sua organização se você não tiver uma estratégia eficiente de nuvem.

 

Como qualquer serviço de TI, a nuvem pública pode envolver cobranças inesperadas. Pode-se observar que a maioria das equipes de nuvem não está fazendo tudo o que pode para otimizar seus gastos com nuvem.

 

A própria flexibilidade de aumentar e diminuir a demanda tornou-se um grande desafio. Por um lado, é benéfico, pois as empresas podem contratar infraestrutura somente quando necessário e economizar custos quando não estiverem em uso.

 

Por outro lado, se a demanda não for adequadamente estimada, poderá resultar em superestimação e subutilização de recursos. Apenas um número limitado de empresas implementou sistemas automatizados para gerenciar os custos da nuvem.

 

Fontes de ineficiência de custo na nuvem

 

O gerenciamento de custos na nuvem não é um simples processo de correção. É uma atividade contínua que precisa ser realizada desde o início, de preferência ao lado de um parceiro técnico. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode começar imediatamente a economizar dinheiro com os custos de infraestrutura em nuvem.

 

  1. Identificando o desperdício

 

O primeiro passo para reduzir o custo da nuvem é descobrir o uso ineficiente dos recursos da nuvem.

 

Você precisará abordar as principais áreas que representam a maioria dos gastos desperdiçados em nuvem e excedentes de orçamento. Um parceiro de tecnologia pode te ajudar a encontrar rapidamente recursos subutilizados e maneiras de usá-los ou de implementá-los.

 

  1. Dimensionando corretamente suas instâncias

 

Tenha um entendimento claro sobre os requisitos de utilização e desempenho de recursos antes de finalizar o dimensionamento para suas instâncias. Instâncias de grandes dimensões são um dos principais culpados por gastar demais em recursos da nuvem.

 

Cerca de 40% das instâncias têm tamanho maior que o necessário e podem ser facilmente reduzidas sem afetar o desempenho do aplicativo. A Cursor Mirai auxilia sua empresa a entender seu ambiente e dimensiona-lo corretamente.

 

  1. Estabelecer políticas claras de orçamento e governança

 

Depois que seus requisitos forem definidos, verifique se você possui políticas claras sobre orçamento e governança.

 

Defina limites de orçamento alinhados às suas projeções de crescimento nos níveis da unidade organizacional e da conta, o que impedirá que as equipes de TI internas gastem demais.

 

Também é aconselhável ter diretrizes em vigor para que qualquer uso passe por um processo de aprovação adequado para evitar gastos desnecessários.

 

  1. Limpar armazenamento não utilizado

 

Avalie o que você está armazenando na nuvem. À medida que as máquinas virtuais são desligadas, o armazenamento conectado às vezes pode ser deixado em execução, o que contribui para gastos desnecessários.

 

É melhor excluir o armazenamento não utilizado. Além disso, desligar instâncias durante as noites e fins de semana também pode ajudar a economizar cerca de 70% dos custos de tempo de execução.

 

Um parceiro tecnológico com alto conhecimento de nuvem te ajuda a definir quais ambientes precisam de disponibilidade 24 × 7 e definir agendas para o restante.

 

Economia na nuvem concilia custos e benefícios da computação em nuvem para as empresas

 

Economia da nuvem é um ramo do conhecimento preocupado com os princípios, custos e benefícios da computação em nuvem.

 

Como os CIOs são constantemente desafiados a fornecer serviços de tecnologia da informação com o maior valor para os negócios, eles devem determinar especificamente como os serviços em nuvem afetarão o orçamento de TI e as necessidades de pessoal.

 

Ao avaliar a economia da nuvem, os CIOs e os líderes de TI pesam os custos referentes à infraestrutura, gerenciamento, pesquisa e desenvolvimento (P&D), segurança e suporte para determinar se a migração para a nuvem faz sentido, dadas as circunstâncias específicas de sua organização.

 

Portanto, os líderes de TI de uma empresa devem examinar atentamente a economia da mudança para a nuvem antes de decidir se investem no conhecimento e no tempo necessários para maximizar os investimentos na nuvem.

 

Conte com a experiência da Cursor Mirai para ajudar sua empresa a migrar para a nuvem com segurança, eficiência e economia.

 

Sobre a Cursor Mirai

 

Fundada em 1990, a Cursor Mirai tem como principal objetivo oferecer soluções completas de tecnologia integrada. Não é à toa que a empresa já está há quase 30 anos no mercado e se mantendo atualizada, para que possa oferecer sempre a melhor e mais moderna solução em tecnologia para seus clientes. Nosso foco é priorização de resultados na gestão de TI, oferecendo soluções sob medida que visam reduzir custos e impulsionar crescimento.

Nossos Parceiros

Trabalhamos com os principais fornecedores do mercado para oferecer as melhores soluçôes para sua empresa.