Saiba como criar uma forte estratégia de proteção em uma arquitetura de nuvem

Saiba como criar uma forte estratégia de proteção em uma arquitetura de nuvem

Construir uma rede segura na nuvem é diferente de proteger uma rede tradicional. Basicamente, a empresa tem controle sobre todas as camadas da rede interna. Na nuvem, por exemplo, não há controles de camada de switch e todos os controles ao redor são definidos por software, mas não fica apenas nisso.

 

Existem várias opções para o desenvolvimento de uma rede segura baseada em nuvem, mas elas provavelmente exigirão algumas ferramentas e serviços diferentes das quais os gestores de TI estão acostumadas em seu ambiente operacional.

 

Por isso, para criar uma forte estratégia de proteção em uma arquitetura de nuvem, é preciso entender suas características e diferenças do ambiente tradicional. Desta forma, é possível ter sucesso em sua estratégia de segurança de dados, otimizando investimentos e alcançando maior eficiência.

 

O que muda com a nuvem?

A resposta é simples: quase toda a arquitetura. Isso ocorre devido aos componentes definidos por software e potencial falta de recursos do fornecedor para segurança da rede na nuvem.

 

Outras mudanças importantes incluem:

 

Redes grandes e planas

Na nuvem, muitas sub-redes são essencialmente planas e os sistemas podem se comunicar sem nenhum desafio real, a menos que você crie controles adequados.

 

Nenhum monitoramento disponível nativamente

O monitoramento do tráfego entre sistemas requer alterações arquitetônicas e de roteamento complicadas ou monitoramento baseado em host. Ferramentas que fazem análise de logs podem registrar tentativas de acesso nos segmentos de rede.

 

Controle de roteamento limitado

O roteamento na nuvem usando as ferramentas e os controles que os provedores oferecem podem ser limitados. A maioria dos controles é simples, sem roteamento interno e público muito flexível, embora o roteamento BGP esteja agora disponível em alguns ambientes em nuvem.

 

Captura de tráfego ou detecção de intrusão em linha

Esses recursos raramente são fáceis de implementar, embora ferramentas apresentam a promessa de explorar o tráfego de rede definido por software e melhorar a visibilidade.

 

Inspeção baseada em conteúdo

Atualmente, as ferramentas de sandbox e malware de rede DLP são escassas, embora os produtos de fornecedores nesse mercado estejam começando a melhorar.

 

Como criar uma forte estratégia de segurança de rede na nuvem

Existem várias maneiras pelas quais uma organização pode criar uma estratégia de segurança de rede em nuvem.

 

Primeiro, adote tecnologias nativas da nuvem, a exemplo dos grupos de segurança. No entanto, você ainda precisará de ferramentas de segurança dos principais fornecedores de firewall e prevenção de intrusões.

 

A maioria das empresas ainda exige um controle de tráfego robusto e de nível empresarial na nuvem, e isso geralmente é feito usando uma abordagem híbrida.

 

Como ponto de partida, permita que os controles nativos da nuvem lidem com os controles de acesso de carga de trabalho a carga de trabalho, gerenciando assim o tráfego enquanto ele chega às várias sub-redes da Internet ou de um data center e pode passar por diferentes dispositivos.

 

O tráfego que os administradores precisam inspecionar com mais cuidado pode ser roteado na nuvem por esses equipamentos, conforme necessário.

 

Segundo, planeje isolar redes usando redes virtuais privadas e, em seguida, emparelhe-as estrategicamente. Isso permite os casos de uso mais isolados, e a empresa pode criar uma rede dedicada para todo o monitoramento de segurança e controles pelos quais o tráfego deve passar, com um grau de controle mais finito sobre quais segmentos se comunicam.

 

Terceiro, planeje habilitar todos os Logs de fluxo que puder, enviá-los para um nó de armazenamento central e, em seguida, empregar ferramentas nativas da nuvem para monitorar padrões comportamentais de tráfego a longo prazo, bem como tentativas óbvias de ataque.

 

Como consideração final, analise as ferramentas híbridas para modelos de micro segmentação e controle de acesso de confiança zero que podem funcionar na nuvem e no seu próprio data center.

 

Essa abordagem se concentra no comportamento do aplicativo e na afinidade do sistema, e provavelmente aumentará em importância ao longo do tempo. Vários fornecedores oferecem produtos que podem fazer isso.

 

Vá para a nuvem de forma segura

De acordo com a pesquisa da Nemertes Research, 2019 é o ano em que a empresa média tem mais da metade do seu trabalho acontecendo fora do data center.

 

Essa mudança contínua do trabalho em ambientes em nuvem, seja SaaS, PaaS ou IaaS (software, plataforma e infraestrutura como serviço, respectivamente), pressiona as equipes de TI corporativas a gerenciar, orquestrar e proteger melhor essas cargas de trabalho.

 

Protegê-los é especialmente desafiador, pois os times de tecnologia precisam encontrar maneiras de proteger o tráfego originado em qualquer lugar, não apenas nas filiais, mas também em sites parceiros, em escritórios domésticos, hotéis e cafeterias.

 

É igualmente necessário proteger o tráfego vinculado a qualquer lugar: parceiros SaaS confiáveis, sistemas executados em ambientes IaaS e aplicativos desenvolvidos por terceiros.

 

Para saber como implementar uma forte estratégia de segurança na nuvem para sua empresa, conte com a ajuda da Cursor Mirai. Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo na construção da melhor arquitetura tecnológica para atender as demandas de seu negócio.

 

Sobre a Cursor Mirai

Fundada em 1990, a Cursor Mirai tem como principal objetivo oferecer soluções completas de tecnologia integrada. Não é à toa que a empresa já está há quase 30 anos no mercado e se mantendo atualizada, para que possa oferecer sempre a melhor e mais moderna solução em tecnologia para seus clientes. Nosso foco é priorização de resultados na gestão de TI, oferecendo soluções sob medida que visam reduzir custos e impulsionar crescimento.

Nossos Parceiros

Trabalhamos com os principais fornecedores do mercado para oferecer as melhores soluçôes para sua empresa.