5 características principais da computação em nuvem

5 características principais da computação em nuvem

A nuvem envolve uma lista cada vez maior de ferramentas e técnicas, mas as principais características da computação em nuvem permanecem as mesmas. Hoje, a computação em nuvem se estende de infraestrutura a modelos de software como serviço e tudo mais, incluindo IA, contêineres, computação sem servidor, bancos de dados, IoT, rede dedicada, análise, aplicativos de negócios e muito mais.

 

Cada subconjunto tem seus próprios benefícios e desafios, mas vários recursos básicos de computação em nuvem sustentam todos eles, mas que nem todas as empresas têm o pleno conhecimento. 

 

Vamos explorar as características principais da computação em nuvem que ajudam a explicar por que ela é o destino certo para construir e implantar negócios modernos.

 

1. Computação sob demanda e provisionamento de autoatendimento

A característica de provisionamento de autoatendimento da computação em nuvem anda de mãos dadas com os recursos de computação sob demanda. 

 

Em vez de esperar que novos servidores sejam entregues a um data center privado, os administradores podem selecionar os recursos e ferramentas de que precisam – normalmente por meio de um portal de autoatendimento do provedor de nuvem – e construir imediatamente. 

 

Um administrador define políticas para limitar o que as equipes de TI e de desenvolvimento podem executar, mas dentro dessas proteções, os funcionários têm a liberdade de construir, testar e implantar aplicativos como quiserem.

 

2. Alto processamento combinado com uso de diferentes recursos

Os provedores de nuvem pública contam com arquiteturas multilocatário para acomodar mais usuários ao mesmo tempo. As cargas de trabalho dos clientes são abstraídas do hardware e do software subjacente, que atendem a vários clientes no mesmo host. 

 

Os provedores de nuvem contam cada vez mais com poder de processamento personalizado e camadas de abstração para melhorar a segurança e acelerar o acesso dos usuários aos diferentes recursos necessários ao seu ambiente de produção.

 

3. Escalabilidade e elasticidade rápida

O pool de recursos permite escalabilidade para provedores de nuvem e usuários porque processamento, armazenamento, rede e outros ativos podem ser adicionados ou removidos conforme necessário. 

 

Isso ajuda as equipes de TI corporativas a otimizar suas cargas de trabalho hospedadas na nuvem e evitar gargalos para o usuário final. As nuvens podem ser dimensionadas vertical ou horizontalmente e os provedores de serviços oferecem software de automação para lidar com o dimensionamento dinâmico para os usuários.

 

Embora a escalabilidade tenda a descrever planos de infraestrutura em nuvem de longo prazo, a elasticidade rápida é mais uma característica de curto prazo. 

 

Quando a demanda aumenta inesperadamente, os aplicativos e serviços em nuvem configurados de maneira adequada adicionam recursos instantaneamente e automaticamente para lidar com a carga. Quando a demanda diminui, os serviços retornam aos níveis de recursos originais.

 

4. Resiliência e disponibilidade

Os provedores de nuvem usam várias técnicas para se proteger contra o tempo de inatividade, como minimizar dependências regionais para evitar pontos únicos de falha. 

 

Os usuários também podem estender suas cargas de trabalho em zonas de disponibilidade, que têm redes redundantes conectando vários data centers em uma proximidade relativamente próxima. Alguns serviços de nível superior distribuem cargas de trabalho automaticamente nas zonas de disponibilidade.

 

Claro, esses sistemas não são à prova de falhas. Ocorrem interrupções e as empresas devem ter planos de contingência em vigor. Para alguns, isso significa estender as cargas de trabalho em regiões isoladas ou até em plataformas diferentes, embora isso possa vir com um preço alto e maior complexidade.

 

5. Segurança

Enquanto muitas empresas se recusaram a migrar cargas de trabalho por causa de temores de segurança, essas preocupações diminuíram amplamente, em parte devido aos benefícios das características acima da computação em nuvem. 

 

Os fornecedores de nuvem empregam alguns dos melhores especialistas em segurança do mundo e geralmente estão mais bem equipados para lidar com ameaças do que a maioria das equipes de TI internas. 

 

Na verdade, algumas das maiores empresas financeiras do mundo dizem que a nuvem é um ativo de segurança.

 

No entanto, isso não isenta os usuários de suas obrigações. Os provedores de nuvem seguem o modelo de responsabilidade compartilhada – eles tendem à segurança da plataforma e os usuários lidam com seus próprios aplicativos que ficam por cima. 

 

A falha em compreender totalmente esses delineamentos levou a algumas exposições embaraçosas e de alto perfil de dados corporativos confidenciais.

 

Uma grande parte da utilidade da nuvem é sua onipresença. Os usuários podem acessar dados ou fazer upload de dados para a nuvem de qualquer lugar com uma conexão à Internet. Como a maioria das empresas possui uma combinação de sistemas operacionais, plataformas e dispositivos, a nuvem é uma opção atraente e estratégica para os negócios.

 

Os provedores de nuvem preservam esse amplo acesso à rede monitorando e garantindo várias métricas que refletem como os clientes acessam os recursos e dados da nuvem: processamento, latência, tempo de acesso, taxa de transferência de dados, etc. Estes fatores influenciam na qualidade dos requisitos de serviço e acordos de nível de serviço.

 

Sobre a Cursor Mirai

Fundada em 1990, a Cursor Mirai tem como principal objetivo oferecer soluções completas de tecnologia integrada. Não é à toa que a empresa já está há quase 30 anos no mercado e se mantendo atualizada, para que possa oferecer sempre a melhor e mais moderna solução em tecnologia para seus clientes. 

 

A Cursor Mirai se tornou uma revenda capaz de propor soluções planejadas de TI, e passamos a oferecer não apenas uma máquina, um switch ou uma licença: oferecemos um gerenciamento planejado para cada cliente, propondo até mesmo alternativas que envolvem locação de devices.

 

Nosso foco é priorização de resultados na gestão de TI, oferecendo soluções sob medida que visam reduzir custos e impulsionar crescimento.

Nossos Parceiros

Trabalhamos com os principais fornecedores do mercado para oferecer as melhores soluçôes para sua empresa.