4 dicas de gerenciamento para otimizar uma implantação em nuvem

4 dicas de gerenciamento para otimizar uma implantação em nuvem

A nuvem definiu uma nova maneira de como as empresas executam suas operações de negócio, e economizar dinheiro é um dos principais motivos para mover cargas de trabalho para uma arquitetura de nuvem.

 

Quando usada corretamente, a infraestrutura em nuvem pode reduzir o custo total de propriedade em comparação com uma arquitetura local. Isso não significa, no entanto, que simplesmente migrar aplicativos e dados para a nuvem resultará necessariamente em economia de custos.

 

Essa migração não é como, por exemplo, optar por consolidar a dívida ou refinanciar a hipoteca para obter uma melhor taxa de juros. Essas atividades quase sempre resultam em economia de custos.

 

Por outro lado, otimizar os custos na nuvem, mantendo as despesas previsíveis em um ambiente operacional, depende da sua capacidade de tomar decisões inteligentes sobre exatamente como e onde você hospeda as cargas de trabalho.

 

Abaixo, examinamos várias dicas que podem ajudar a garantir que a nuvem economize seu dinheiro e como maximizar essas economias de custo.

 

1. Utilize instâncias de servidor virtual de tamanho certo

A etapa mais básica para otimização de custos de computação em nuvem é garantir que você esteja usando instâncias de servidores adaptadas às suas necessidades.

 

Cada uma das principais nuvens públicas oferece instâncias de servidor virtual em uma variedade de categorias e sabores. A quantidade de energia e memória de computação fornecidas por cada instância varia muito, assim como seu preço.

 

Para otimizar sua economia de custos, você deve considerar duas informações importantes ao escolher um tipo de instância:

  • Não compre recursos de que não precisa. Se sua carga de trabalho exige 4GB de memória, pagar 8GB é um desperdício de dinheiro. Obviamente, você também deseja garantir que você tenha uma estrutura computacional com recursos suficientes para lidar com picos de demanda.
  • Escolha a instância que é adaptada às necessidades específicas da sua carga de trabalho. Alguns aplicativos exigem recursos de computação e memória em igual medida para realizar seu trabalho de maneira confiável. Portanto, antes de comprar uma instância genérica com quantidades equivalentes de CPUs virtuais e memória, verifique se uma instância especializada pode fornecer um melhor equilíbrio entre recursos e custo.

2. Escolha os serviços de nuvem certos

Servidores virtuais e armazenamento de dados são os tipos mais comuns de serviços em nuvem. Mas as nuvens modernas oferecem uma série de outros serviços estratégicos para o negócio.

 

Dependendo das necessidades de sua arquitetura de TI, você poderá obter o desempenho necessário a um custo menor, implantando um conjunto de serviços diferente do padrão oferecido pelas empresas que oferecem a estrutura de nuvem.

 

Por exemplo, se você tiver aplicativos em seu ambiente de produção que precise consumir uma grande quantidade de recursos de computação de maneira imprevisível e inconstante, uma plataforma de computação sem servidor pode ser uma maneira mais econômica de implantá-lo.

 

Portanto, o processo para escolher os serviços a serem utilizados na nuvem precisa atender a carga de trabalho específica para o seu negócio. A lição básica aqui é que você pode economizar dinheiro olhando além dos serviços básicos oferecidos pelos provedores de nuvem.

 

3. Considere novas arquiteturas de nuvem

Se você deseja alcançar o nível mais alto de otimização de custos de computação em nuvem, uma arquitetura com várias nuvens provavelmente fará parte da resposta.

 

Embora uma estratégia de várias nuvens exija mais esforço para configurar e manter, ela pode reduzir significativamente seus custos gerais, permitindo que você encontre o equilíbrio ideal entre custo e desempenho para diferentes serviços em diferentes nuvens.

 

Por exemplo, alguns provedores oferecem armazenamento de arquivos com preço mais baixo, mas cobram mais pela implantação da função sem servidor. Usando nuvens diferentes, você pode obter uma melhor otimização de custos.

 

4. Atente-se à segurança da nuvem

Focar em segurança e proteção de dados durante uma migração para a nuvem também é uma forma de controlar gastos. Afinal, garantir que os dados de sua empresa e seus clientes estão seguros não apenas torna sua reputação melhor, como evita brechas que podem custar caro para seu negócio.

 

É importante lembrar que os aspectos de segurança devem ser levados em conta desde a implantação da nuvem e esse investimento é cada vez mais importante. Por isso, a escolha das ferramentas, sistemas de gerenciamento e outros aspectos devem ser muito bem definidos durante a implementação.

 

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrando em vigor em agosto de 2020, problemas com segurança ou proteção dos dados podem afetar financeiramente empresas que violarem a nova legislação.

 

Otimizar uma implantação em nuvem leva a convergência entre eficiência e custos

A otimização das soluções em nuvem não pode ser feita mudando de fornecedor ou ajustando SLAs. Há muito mais, e a otimização real só vem através de análises detalhadas e medições consistentes com outras configurações de nuvem.

 

Uma vez que a otimização é realizada corretamente, é fácil identificar. Seus usuários perceberão que seus aplicativos são mais rápidos, as páginas são carregadas rapidamente e os fluxos de vídeo nunca são interrompidos.

 

Por outro lado, seu departamento de TI verá que o desempenho não está sendo afetado por picos de tráfego enquanto as operações prosseguem mesmo durante interrupções. Além disso, melhores retornos nas despesas em nuvem serão facilmente percebidos.

 

Se você está procurando um mergulho mais profundo na otimização da nuvem, entre em contato com os especialistas da Mirai. Podemos ajudá-lo a tirar o melhor proveito da sua nuvem.

 

Sobre a Cursor Mirai

Fundada em 1990, a Cursor Mirai tem como principal objetivo oferecer soluções completas de tecnologia integrada. Não é à toa que a empresa já está há quase 30 anos no mercado e se mantendo atualizada, para que possa oferecer sempre a melhor e mais moderna solução em tecnologia para seus clientes. Nosso foco é priorização de resultados na gestão de TI, oferecendo soluções sob medida que visam reduzir custos e impulsionar crescimento.

Nossos Parceiros

Trabalhamos com os principais fornecedores do mercado para oferecer as melhores soluçôes para sua empresa.