Como devo escolher uma configuração de servidor para uma estrutura de nuvem?

Como devo escolher uma configuração de servidor para uma estrutura de nuvem?

Ao comprar ou incluir um servidor em uma infraestrutura de nuvem, os tomadores de decisão devem escolher entre uma ampla variedade de configurações de hardware existentes.

 

Eles não devem apenas considerar os recursos de armazenamento e rede, mas também o processamento, capacidade de expansão e outros recursos que suportam as operações e garantem a disponibilidade e segurança do servidor.

 

Os requisitos de carga de trabalho e processamento conduzirão a maior parte do processo de tomada de decisão. Uma maneira de avaliar um servidor a ser utilizado na nuvem é agrupar suas características em três categorias – recursos do sistema, operações do servidor e  fatores de forma, avaliando os sistemas em potencial com base nas considerações de cada categoria.

Recursos do sistema

Acima de tudo, um servidor deve ser capaz de suportar suas cargas de trabalho de destino, e isso significa ter recursos de computação, armazenamento e rede adequados. Os recursos de computação incluem processamento e memória.

 

O processamento é realizado por uma ou mais CPUs, com cada CPU suportando vários núcleos para habilitar o multiprocessamento. Por exemplo, um servidor pode vir com duas CPUs, cada uma com 10 núcleos.

 

Mais processadores e núcleos normalmente se traduzem em melhor desempenho, mas a velocidade do clock da CPU também é uma consideração importante. Quanto mais rápida for a velocidade, mais instruções podem ser executadas por segundo.

 

No entanto, aumentar o número de núcleos em uma CPU pode significar velocidades de clock mais lentas, portanto, um equilíbrio deve ser alcançado, com base nas cargas de trabalho e no orçamento.

 

Outro fator é o cache da CPU , que é implementado de forma diferente entre as CPUs e também pode desempenhar um papel no desempenho.

 

Além disso, um servidor também precisa de memória adequada para suportar suas cargas de trabalho e para suportar o sistema operacional, software de segurança e outros aplicativos do sistema.

 

Em alguns casos, tudo o que é necessário para melhorar o desempenho geral do computador é aumentar a quantidade de memória, o que minimiza a paginação e fornece à CPU acesso mais rápido às instruções.

 

No entanto, a velocidade e a qualidade da memória também são fatores importantes. Além disso, a memória do servidor deve incluir recursos de tolerância a falhas.

 

Outra consideração ao avaliar a configuração do hardware do servidor são os recursos de rede – especificamente, em termos de tipo e velocidade dos adaptadores de rede disponíveis e seu número de portas com suporte.

Operações do servidor

A categoria de operações de servidor incorpora os recursos que tendem a se aplicar a operações ou características de todo o servidor que podem ser administrados por um provedor de nuvem pública ou por sua própria empresa, no caso de nuvem privada.

 

Por exemplo, a fonte de alimentação e os ventiladores de resfriamento de um servidor devem ser capazes de suportar as operações de maneira adequada e confiável. Os tomadores de decisão também devem avaliar como o consumo de energia de um servidor pode afetar as fontes de energia disponíveis.

 

Um data center, por exemplo, pode ter limites sobre a quantidade de energia disponível para cada rack.

 

Outra consideração importante é a capacidade de expansão do servidor, em termos do número e tipos de slots de expansão disponíveis, portas, compartimentos de armazenamento e mídia ou outros componentes que controlam o que pode ser adicionado ao servidor antes que ele atinja a capacidade.

 

A redundância interna de um servidor também deve ser avaliada para garantir que o sistema possa continuar a operar mesmo se um componente falhar. Os requisitos de redundância dependerão das cargas de trabalho com suporte, com cargas de trabalho de missão crítica sendo a prioridade mais alta.

 

Para minimizar o tempo de inatividade, algumas organizações também podem querer servidores que forneçam componentes hot-swap, que podem ser adicionados ou substituídos sem desligar o servidor.

 

Os servidores geralmente oferecem suporte a unidades de armazenamento com troca a quente, mas alguns também podem fornecer ventiladores, interruptores, controladores ou até mesmo fontes de alimentação com troca a quente. Assim como a redundância, a necessidade de componentes hot-swappable dependerá das cargas de trabalho suportadas.

Fatores de forma

Os servidores geralmente vêm em quatro fatores de forma: torre, rack (montagem em rack), blade ou mainframe. A maioria das organizações opta por servidores em rack ou blade, mas aquelas com espaço limitado podem executar servidores em torre.

 

Em alguns casos, uma grande empresa pode escolher um mainframe – pelo menos, para algumas cargas de trabalho específicas.

 

A escolha depende em parte do ambiente do servidor, que pode ter limitações de tamanho, energia e refrigeração. Até os níveis de ruído podem ser um fator na seleção de um servidor.

 

Além do ambiente, os requisitos de orçamento e carga de trabalho também devem ser considerados ao escolher o fator de forma, bem como a infraestrutura atual da organização.

 

Por exemplo, uma pequena inicialização que precisa de apenas alguns servidores e ainda não possui um rack de servidor pode querer ficar com servidores em torre. Da mesma forma, não há razão para investir em um servidor em rack 4U poderoso se os aplicativos de uma organização mal justificam um sistema 2U.

A escolha do servidor ideal

Não existe uma fórmula mágica para escolher uma configuração de hardware de servidor, e a seleção final dependerá das cargas de trabalho suportadas e outras variáveis ​​que afetam as operações do servidor.

 

O desafio para os tomadores de decisão é encontrar um sistema que atenda às necessidades atuais e futuras sem desperdiçar dinheiro com hardware desnecessário ou acabar com um sistema que rapidamente se torna obsoleto.

 

Para isso, eles devem considerar vários fatores relacionados aos fatores de forma, recursos do sistema e operações do servidor, sempre mantendo suas cargas de trabalho em primeiro lugar em suas mentes.

Sobre a Cursor Mirai

Fundada em 1990, a Cursor Mirai tem como principal objetivo oferecer soluções completas de tecnologia integrada. Não é à toa que a empresa já está há quase 30 anos no mercado e se mantendo atualizada, para que possa oferecer sempre a melhor e mais moderna solução em tecnologia para seus clientes.

 

A Cursor Mirai se tornou uma revenda capaz de propor soluções planejadas de TI, e passamos a oferecer não apenas uma máquina, um switch ou uma licença: oferecemos um gerenciamento planejado para cada cliente, propondo até mesmo alternativas que envolvem locação de devices.

 

Nosso foco é priorização de resultados na gestão de TI, oferecendo soluções sob medida que visam reduzir custos e impulsionar crescimento.

Nossos Parceiros

Trabalhamos com os principais fornecedores do mercado para oferecer as melhores soluçôes para sua empresa.