Estime os custos da computação em nuvem antes de iniciar sua migração

Estime os custos da computação em nuvem antes de iniciar sua migração

A redução de custos é um dos principais fatores para a adoção da nuvem corporativa, pois os preços são realmente atraentes. Porém, o maior desafio está nos detalhes, pois os custos da computação em nuvem podem exceder rapidamente os da infraestrutura local sem o planejamento adequado.

 

De fato, a migração para a nuvem pode se revelar um preço elevado devido a custos de configuração únicos que são semelhantes às despesas de capital no data center tradicional.

 

E, mesmo depois que as cargas de trabalho forem migradas para a nuvem, existem vários fatores, como armazenamento de dados e custos de tráfego, que podem aumentar as despesas operacionais contínuas.

 

Portanto, para evitar choque e inviabilizar projetos de migração, as empresas devem estimar cuidadosamente os custos de computação em nuvem, incluindo os associados à migração inicial, antes de sair de suas instalações atuais.

 

É preciso pesar custos iniciais x custos contínuos

No caso mais simples, uma empresa pode iniciar um aplicativo existente na nuvem, migrar dados e redirecionar serviços para usar a versão hospedada na nuvem do aplicativo.

 

Essa abordagem de migração, conhecida como levantamento e troca, é considerada de baixo custo, mas custar mais a uma empresa a longo prazo, já que o aplicativo não foi refatorado para tirar proveito das arquiteturas de nuvem.

 

Também pode ser caro sincronizar dados críticos de negócios nesse modelo e garantir que o aplicativo hospedado na nuvem se integre à infraestrutura de gerenciamento de TI existente.

 

Como resultado, é comum as empresas refatorarem aplicativos antes de migrarem para a nuvem. Esse processo pode apresentar custos iniciais mais altos, principalmente para aplicativos altamente personalizados ou herdados, mas ajuda a reduzir os custos contínuos.

 

Existem consultorias especializadas em migração para nuvem, a exemplo da Cursor Mirai, que podem executar estimativas de custo personalizadas para ajudar uma empresa a ter uma noção melhor dos custos iniciais e contínuos.

 

Elas também podem fornecer orientações para refatorar e migrar aplicativos, sincronizar dados com a nuvem e renegociar contratos de licenciamento de software.

 

Use calculadoras de custos na nuvem e outras ferramentas de suporte

As calculadoras de custos na nuvem e as ferramentas de estimativa permitem que as empresas analisem o custo geral de uma configuração específica antes de migrar.

 

Essas avaliações são baseadas no tamanho da instância de computação, nos requisitos de armazenamento de dados e no uso da rede e SaaS (Software as Service). Essas informações são valiosas para avaliar custos e determinar se um aplicativo é um bom candidato à nuvem antes de fazer uma mudança.

 

A exemplo da calculadora da Cursor Mirai, é possível estimar os custos de computação em nuvem com base nos produtos e serviços que uma empresa planeja usar e com que frequência.

 

Além disso, existem ferramentas de modelagem de migração em nuvem com técnicas mais sofisticadas para medir custos para aplicativos existentes. Para se ter uma ideia, existem soluções de avaliação de custos que determinam o valor atual de propriedade dos aplicativos existentes.

 

Em seguida, ela faz recomendações sobre o local mais econômico para implantar diferentes cargas de trabalho. Ainda é possível adotar soluções que podem inventariar automaticamente os aplicativos existentes e simular o custo de migrá-los para diferentes plataformas na nuvem.

 

Sua conta na nuvem aumenta devido a esses quatro custos negligenciados

De picos de uso não planejado a interrupções, aqui estão quatro fatores potenciais que podem distorcer suas estimativas de custo e aumentar sua conta na nuvem.

 

1. Custos de serviços esquecidos

A maior causa de estimativas imprecisas de custos em nuvem pública são os recursos e serviços esquecidos. Isso ocorre quando as empresas não consideram completamente os requisitos de implantação de sua carga de trabalho.

 

2. Custos vs considerações de crescimento

Outro fator que aumenta os custos de uso da nuvem pública é o crescimento da carga de trabalho ao longo do tempo. A nuvem suporta ambientes dinâmicos e altamente escalonáveis, mas é preciso analisar muito bem os benefícios de custo para o uso em longo prazo e em estado estacionário e fazer ajustes em sua nuvem quando necessário.

 

3. Custos versus considerações sazonais ou periódicas

As organizações também ignoram o custo do crescimento de curto prazo ou variável ao estimar os custos da nuvem pública. As cargas de trabalho que prestam serviços periódicos ou regulares, como aplicativos contábeis ou científicos, sofrem picos repentinos de uso que podem aumentar a conta na nuvem. Por isso, é preciso analisar o seu modelo de negócio para encontrar a solução de nuvem adequada.

 

4. Custos de estratégias multicloud

Uma boa maneira de garantir redundância e economia de custos é espalhar os componentes da carga de trabalho por várias nuvens. Infelizmente, esse modelo ainda não é uma realidade para a maioria das organizações, por isso ainda é mais vantajoso encontrar o sérvio de nuvem pública que mais se adequa às suas necessidades.

 

Quais custos de nuvem pública você ignorou?

 

Se você está procurando iniciar um projeto de migração com custos reduzidos de implantação e manutenção, entre em contato com os especialistas da Cursor Mirai. Podemos ajudá-lo a tirar o melhor proveito da sua nuvem.

 

Sobre a Cursor Mirai

Fundada em 1990, a Cursor Mirai tem como principal objetivo oferecer soluções completas de tecnologia integrada. Não é à toa que a empresa já está há quase 30 anos no mercado e se mantendo atualizada, para que possa oferecer sempre a melhor e mais moderna solução em tecnologia para seus clientes. Nosso foco é priorização de resultados na gestão de TI, oferecendo soluções sob medida que visam reduzir custos e impulsionar crescimento.

Nossos Parceiros

Trabalhamos com os principais fornecedores do mercado para oferecer as melhores soluçôes para sua empresa.