Melhore o desempenho do processamento e carga de trabalho de sua empresa na nuvem com essas 6 técnicas essenciais

Melhore o desempenho do processamento e carga de trabalho de sua empresa na nuvem com essas 6 técnicas essenciais

As empresas se esforçam para obter o desempenho ideal dos aplicativos, mas não é por acaso que isso acontece.

 

Em uma configuração de TI baseada em host local, as empresas devem fornecer recursos devidamente ajustados para atender às metas de processamento e desempenho. A computação em nuvem pode dificultar essas considerações porque limita o quanto um usuário pode personalizar a infraestrutura e outros recursos disponíveis.

 

Embora não haja uma arquitetura de nuvem única que garanta desempenho máximo para todos os aplicativos, vários serviços e práticas podem impulsionar o desempenho da nuvem.

1. Selecione as instâncias apropriadas

As organizações verão um resultado profundo se entenderem as necessidades de recursos de sua carga de trabalho e provisionar um tipo de instância com as características apropriadas para ele. VMs são o tipo de instância mais comum na nuvem, embora as variantes de contêiner estejam proliferando rapidamente.

 

O objetivo é dimensionar corretamente a instância com a melhor distribuição do processamento através de CPUs virtuais (vCPUs), memória e características especializadas. 

 

Se a instância for muito grande, os recursos extras terão poucos benefícios no desempenho da carga de trabalho da nuvem e, em última análise, será desperdício de dinheiro. Se a instância for muito pequena, ela prejudicará o desempenho – se a carga de trabalho for executada.

2. Implemente serviços de escalonamento automático

As empresas tradicionalmente abordam o dimensionamento como um esforço ad hoc. Como os recursos de TI eram limitados e de propriedade da empresa, havia pouca necessidade de tornar o dimensionamento rápido, dinâmico ou autônomo.

 

No entanto, a computação em nuvem é dinâmica. A nuvem oferece o potencial de adicionar ou remover instâncias e recursos relacionados sob demanda.  Por isso, as organizações devem implementar o conjunto de regras apropriado para decidir quando e o que escalar se desejam melhorar o processamento na nuvem. 

 

Em muitos casos, os serviços de monitoramento rastreiam as características de carga, como a utilização média de vCPU. Quando a carga de trabalho excede um limite de utilização definido, o alerta de monitoramento aciona o serviço de escalonamento automático, que segue um plano predefinido para adicionar recursos e definir preferências de balanceamento de carga.

 

Quando a carga cai abaixo de um determinado limite, o serviço de escalonamento automático pode reverter o processo e retirar recursos desnecessários.

 

Quando implementado de maneira adequada, o escalonamento automático mantém perfeitamente o desempenho do processamento de uma carga de trabalho para os usuários – como sua capacidade de resposta – ao mesmo tempo que gerencia os custos da nuvem.

3. Implemente serviços de cache

O cache é uma cópia dos dados acessados ​​com frequência, colocados no armazenamento mais rápido possível, localizado o mais próximo possível do aplicativo. O aplicativo pode executar tarefas que envolvem dados muito mais rápido com informações em cache do que se tivesse que esperar os dados do armazenamento regular.

 

Como o cache em si é uma cópia de dados, ele pode causar problemas se os dados originais forem alterados. Os desenvolvedores de aplicativos precisam planejar como expirar e atualizar o conteúdo do cache para garantir a continuidade entre o armazenamento de dados principal e o cache. 

 

Os provedores de nuvem oferecem ampla documentação e arquiteturas de referência para ajudar no processo de design.

4. Adote arquiteturas de microsserviços

Os microsserviços dividem os aplicativos em uma série de programas inter-relacionados que são implementados, operados e escalados individualmente. 

 

Esses serviços independentes trabalham juntos por meio de APIs para fornecer os recursos e a funcionalidade do aplicativo. 

 

Portanto, quando um serviço é tributado até seu limite de desempenho, apenas esse serviço deve ser dimensionado. Pode ser uma maneira muito mais rápida e eficiente de gerenciar um aplicativo moderno.

5. Adote arquiteturas orientadas a eventos

Embora os servidores sejam essenciais para operar funções orientadas a eventos no back-end, a ideia é evitar a implantação e a operação de longo prazo de VMs tradicionais ou instâncias de contêiner. 

 

Em vez disso, os desenvolvedores corporativos carregam o código para determinados comportamentos ou funções de software na plataforma de nuvem, onde ele só é implementado e executado quando acionado por algum evento do mundo real ou programático. 

 

Quando a função é concluída, ela é descarregada e não consome mais recursos da nuvem. O provedor de nuvem – não o usuário – carrega, opera e descarrega a função.

 

Embora poucos aplicativos sejam inteiramente orientados a eventos, os desenvolvedores podem usar funções para criar respostas altamente eficientes a eventos reais e baseados em software, como fluxos de dados de IoT. 

 

Como resultado, o aplicativo de software geral pode ser menor, mais simples e melhor otimizado para desempenho graças a um componente sem servidor.

6. Selecione um serviço de monitoramento

Nunca negligencie a importância do monitoramento ao otimizar o desempenho da nuvem.

 

Mesmo que o monitoramento não tenha impacto direto no desempenho da carga de trabalho, esses serviços são um elemento crucial de qualquer implantação na nuvem pública.

 

O monitoramento é o único meio objetivo de rastrear as métricas de desempenho, que fornecem a base para decisões sobre serviços como escalonamento automático e ajudam as organizações a garantir que seus investimentos em nuvem gerem resultados.

Sobre a Cursor Mirai

Fundada em 1990, a Cursor Mirai tem como principal objetivo oferecer soluções completas de tecnologia integrada. Não é à toa que a empresa já está há quase 30 anos no mercado e se mantendo atualizada, para que possa oferecer sempre a melhor e mais moderna solução em tecnologia para seus clientes.

 

A Cursor Mirai se tornou uma revenda capaz de propor soluções planejadas de TI, e passamos a oferecer não apenas uma máquina, um switch ou uma licença: oferecemos um gerenciamento planejado para cada cliente, propondo até mesmo alternativas que envolvem locação de devices.

 

Nosso foco é priorização de resultados na gestão de TI, oferecendo soluções sob medida que visam reduzir custos e impulsionar crescimento.

Nossos Parceiros

Trabalhamos com os principais fornecedores do mercado para oferecer as melhores soluçôes para sua empresa.