6 estratégias eficazes para otimizar os custos da nuvem

6 estratégias eficazes para otimizar os custos da nuvem

Reduzir custos é um dos principais motivos que levam as empresas a migrar sua infraestrutura de TI para a nuvem, mas isso é apenas parte da solução.

 

A verdadeira otimização de custos da nuvem requer decisões inteligentes, planejamento e, principalmente, o apoio de um parceiro técnico para o correto dimensionamento do ambiente.

 

Essa otimização exige uma análise complexa e diferenciada das necessidades de negócios e das opções disponíveis em nuvem para atendê-las. Por meio da análise das cargas de trabalho e disponibilidade das aplicações, as empresas podem tomar decisões que levam a custos mais baixos, uma vez que atualizações e manutenções serão mais fáceis e rápidas.

 

Seis estratégias de otimização a longo prazo

Embora as estratégias de otimização de custos na nuvem variem por organização, aqui estão seis abordagens comuns que podem beneficiar muitas empresas.

 

1. Desenvolva um plano de migração para a nuvem

Definir prioridades e objetivos antes de migrar para a nuvem tornará o processo mais bem-sucedido. Essa migração é uma Transformação Digital que envolve suporte organizacional e uma ampla mudança de todos na corporação.

 

A Cursor Mirai auxilia na avaliação do seu ambiente através das ferramentas adequadas, definindo a melhor estratégia de migração para seus servidores e aplicações.

 

2. Modernize seus aplicativos para a nuvem

Com o apoio de um parceiro especializado em nuvem, você consegue modernizar e otimizar seus aplicativos e infraestrutura para a migração. Existem 4 formas mais adotadas para esse trabalho:

 

  • Hospedar novamente: permite migrar seus aplicativos existentes para a nuvem rapidamente. Cada um é migrado “no estado em que se encontra”.

 

  • Refatorar: também chamado de reempacotamento, é um processo de algumas modificações no design do aplicativo, mas sem nenhuma alteração substancial.

 

  • Rearquitetar: estender a base de código do aplicativo para escalá-lo para a nuvem. Assim, você moderniza sua aplicação com uma arquitetura resiliente, fazendo uma implantação independente.

 

  • Recriar: refazer sua aplicação do zero usando tecnologias nativas de nuvem. Com essa estratégia de migração, você gerencia os aplicativos e os serviços desenvolvidos, enquanto o provedor de nuvem gerencia todo o restante.

 

3. Escolha uma estratégia de redundância econômica

Hoje, existem várias abordagens para obter redundância na nuvem. Uma maneira é escolher uma opção de hospedagem que distribua cargas de trabalho entre vários datacenters na mesma região de nuvem.

 

Essa estratégia geralmente é a menos dispendiosa, embora também ofereça o nível mais baixo de redundância. Da mesma forma, os usuários podem espelhar uma carga de trabalho em duas ou mais regiões da nuvem, mas isso pode influenciar na conta de computação em nuvem para a carga de trabalho.

 

Nem todas as cargas de trabalho exigem o mesmo nível de redundância e algumas não precisam de contingência. O objetivo é escolher uma estratégia que atenda às necessidades do cliente sem fornecer recursos desnecessários que encarecem a operação. Como parceira de tecnologia, o desenvolvimento dessa estratégia de redundância também faz parte da expertise da Cursor Mirai.

 

4. Corrija a arquitetura ineficiente em custo

As maneiras pelas quais os recursos ou serviços da nuvem interagem podem ter implicações significativas nos custos a longo prazo.

 

Considere a saída de dados – na maioria dos casos, os provedores cobram uma taxa toda vez que os dados saem da nuvem.

 

Uma arquitetura em nuvem que exige que os dados saiam com frequência pode levar a despesas substanciais que poderiam ser evitadas com uma configuração diferente.

 

O aumento de custos relacionado à saída pode ser particularmente desafiador em arquiteturas de várias nuvens, onde os dados frequentemente ultrapassam os limites da nuvem. Com a ajuda da Cursor Mirai, sua empresa deve avaliar suas cargas de trabalho para minimizar a movimentação desnecessária de dados.

 

5. Escolha ferramentas econômicas

A maioria das ferramentas de gerenciamento, monitoramento e segurança dos provedores são gratuitas para cargas de trabalho executadas em suas nuvens.

 

As empresas que ainda não decidiram ou planejaram podem economizar recursos aderindo às ofertas nativas de um fornecedor de nuvem.

 

As ferramentas de gerenciamento do Azure, por exemplo, possuem um conjunto completo de funcionalidades para monitorar os custos da nuvem, e a Cursor te auxilia nessa gestão.

 

6. Proteja e gerencie seu ambiente em nuvem

Garantir que seu ambiente esteja seguro é essencial. Por isso, é necessário investir em ferramentas de monitoramento e gerenciamento que proporcionam proteção avançada contra ameaças em suas cargas de trabalho de nuvem híbrida.

 

Evite interrupções de negócios, cumpra metas de conformidade e proteja os dados de seus aplicativos contra ransomware e erros humanos fazendo backup dos aplicativos em provedores com o Azure.

 

A Cursor Mirai te auxilia a identificar cargas de trabalho que podem se beneficiar com a nuvem ou outras soluções que aumentem a produtividade da sua empresa.

 

Sobre a Cursor Mirai

Fundada nos anos 1990, a Cursor Mirai tem como principal objetivo oferecer soluções completas de tecnologia integrada. Com quase 30 anos no mercado e sempre se modernizando para oferecer a melhor e mais moderna solução em tecnologia para seus clientes, nosso foco é a priorização de resultados na gestão de TI, oferecendo soluções sob medida que visam reduzir custos e impulsionar crescimento.

Nossos Parceiros

Trabalhamos com os principais fornecedores do mercado para oferecer as melhores soluçôes para sua empresa.