4 etapas obrigatórias que devem ser consideradas durante uma migração para a nuvem

4 etapas obrigatórias que devem ser consideradas durante uma migração para a nuvem

Mover dados e aplicativos corporativos para a nuvem não é tarefa fácil. Para garantir que todos dentro de uma organização estejam na mesma página, as migrações na nuvem exigem um direcionamento detalhado que cobre custos, ferramentas, segurança e governança, entre outras considerações.

 

Separamos aqui 4 etapas fundamentais que devem estar na sua lista de verificação para realizar a migração para a nuvem.

 

4 etapas obrigatórias para uma migração para a nuvem

 

1. Considere os aplicativos e dados

Embora a promessa de maior flexibilidade e escalabilidade faça com que as migrações na nuvem pareçam uma proposta irrecusável, nem todos os aplicativos são adequados para a nuvem.

 

Aplicativos legados, cargas de trabalho críticas e dados confidenciais, como informações de cartão de crédito, nem sempre se beneficiam da nuvem.

 

Também é importante considerar a quantidade de recursos que cada aplicativo usa. As plataformas de nuvem pública oferecem ambientes multilocatário por padrão, o que significa que os aplicativos compartilham recursos.

 

Altos picos de demanda também podem aumentar os custos de largura de banda e prejudicar o desempenho.

 

Como especialistas em nuvem, nós ajudamos sua empresa a definir quais cargas de trabalho se beneficiam mais da nuvem, além de auxiliar no gerenciamento.

 

2. Avalie custos

Muitas organizações mudam para a nuvem porque é econômica. As migrações reduzem as despesas de hardware e equipe de TI. No entanto, os benefícios financeiros diferem para cada aplicativo.

 

Qualquer aplicativo com demandas imprevisíveis, como aplicativos móveis, gera um retorno maior do investimento quando movido para a nuvem. Mas os aplicativos que usam hardware corporativo legado podem ficar mais caros para serem executados se forem baseados na nuvem.

 

Enquanto isso, as despesas ocultas podem ser um encargo adicional para as empresas que migram para a nuvem. Portanto, com o auxílio da Cursor Mirai, as organizações precisam planejar os custos de rede e largura de banda. Você ainda pode usar nossa calculadora para simular seu ambiente no Azure.

 

3. Dê prioridade à governança e à segurança

Uma migração de nuvem geralmente pode atrapalhar a estratégia de governança de uma organização. Por exemplo, métodos que funcionavam para sistemas tradicionais locais provavelmente não funcionarão para aplicativos baseados em nuvem.

 

E, à medida que as organizações transferem dados para a nuvem pública, mais responsabilidade recai sobre os ombros dos provedores.

 

Portanto, as organizações devem moldar suas estratégias de governança para confiar menos na segurança e controle internos e mais nas ofertas de seus fornecedores. As empresas também devem garantir que as certificações desses fornecedores estejam atualizadas.

 

As preocupações com a segurança são um impedimento comum para as empresas que consideram uma migração na nuvem. Portanto, é importante planejar com antecedência possíveis violações, failover e recuperação de desastres.

 

4. Prepare-se para os desafios de migração para nuvem

As migrações não são apenas uma transição da tecnologia local para a nuvem; os dados também podem ser movidos de nuvem para outra. Essas migrações incluem mudanças de um provedor para outro, bem como migrações entre nuvens públicas e privadas.

 

Por isso, elas podem envolver trabalho considerável. A Cursor Mirai auxilia sua empresa a se preparar para esse tipo de migração, testando seus aplicativos e fazendo todas as configurações necessárias para máquinas virtuais, redes, sistemas operacionais e muito mais.

 

Defina sua estratégia de migração na nuvem

Depois de considerar seus dados, custos, segurança e os desafios das migrações para nuvem, é hora de apresentar um plano de migração. As organizações precisam determinar os prazos de migração para seus dados e aplicativos.

 

Enquanto alguns optam por migrar tudo para a nuvem de uma só vez, isso pode ser uma proposta desafiadora e arriscada. Muitas vezes, é mais eficaz dividir por carga de trabalho, começando com aplicativos menos críticos.

 

Sobre a Cursor Mirai

Fundada em 1990, a Cursor Mirai tem como principal objetivo oferecer soluções completas de tecnologia integrada. Não é à toa que a empresa já está há quase 30 anos no mercado e se mantendo atualizada, para que possa oferecer sempre a melhor e mais moderna solução em tecnologia para seus clientes. Nosso foco é priorização de resultados na gestão de TI, oferecendo soluções sob medida que visam reduzir custos e impulsionar crescimento.

Nossos Parceiros

Trabalhamos com os principais fornecedores do mercado para oferecer as melhores soluçôes para sua empresa.