É hora de aproveitar o valor comercial da computação em nuvem

É hora de aproveitar o valor comercial da computação em nuvem

A maioria das empresas cita a economia de custos operacionais e o acesso mais rápido aos recursos de TI como as maiores vantagens da nuvem pública. Mas e o valor comercial da computação em nuvem, é vantajoso?

 

À medida que a adoção da nuvem amadurece, as organizações continuam a mudar do uso da nuvem como uma peça de tecnologia ou infraestrutura para algo que pode criar uma vantagem competitiva nos negócios.

 

No início do mercado de nuvem, essa tendência se limitou principalmente às grandes organizações que usavam a computação em nuvem como vantagem estratégica. Chegou a hora de empresas de todos os segmentos e tamanhos aproveitarem o valor comercial da nuvem.

 

Nuvem como base para uma grande mudança do mercado

De fato, existem muitos negócios menores, nascidos na nuvem que adotaram a infraestrutura baseada em nuvem desde o primeiro dia e que ultrapassam e superam os concorrentes maiores porque usam a nuvem pública como um multiplicador de forças.

 

Mesmo assim, independentemente do tamanho ou se possui uma área de TI legada, qualquer empresa pode tomar determinadas medidas para perceber o valor comercial da computação em nuvem e obter uma vantagem em seu mercado relativo. Esses incluem:

 

  • Identifique os obstáculos à inovação e acelerar o mercado

A adoção da nuvem da empresa serve como uma maneira de acelerar seu caminho para o fracasso ou para o sucesso.

 

Por fim, o tempo reduzido para o mercado e a capacidade de se ajustar mais rapidamente às oportunidades de mercado por meio da nuvem se traduzem em uma vantagem comercial.

 

  • Encontre as tecnologias certas

Apesar das muitas vantagens da nuvem, não presuma que ela atenda melhor a todas as suas necessidades de negócios e de TI.

 

Em alguns casos, talvez seja melhor optar por tecnologias locais, se eles puderem tornar os negócios mais ágeis e reativos a mudanças de mercado emergentes do que opções semelhantes baseadas na nuvem.

 

Além disso, não se distraia com as tecnologias mais recentes e melhores; concentre-se no que o ajudará a alcançar suas metas comerciais únicas.

 

  • Aprenda a manter as métricas

Uma coisa é dizer que você agitou seu mercado, mas outra é provar isso a investidores ou a um conselho de administração. Defina suas métricas para o sucesso e acompanhe o desempenho das tecnologias em nuvem e melhore sua empresa.

 

Além disso, não esqueça que o valor comercial da computação em nuvem geralmente supera o custo da tecnologia.

 

Após a mudança para a nuvem

Após a migração para a nuvem, você precisará abordar o desempenho, a estabilidade e o uso. Embora você possa tratar de assuntos menores, na realidade, você precisará de políticas e procedimentos para sua equipe sobre como resolver esses problemas.

 

Isso pode envolver uma combinação de ferramentas de monitoramento que exigem que atualizações ou ferramentas sejam integradas para que seus ambientes possam ser monitorados adequadamente .

 

Embora possam parecer etapas normais, elas precisam ser orçadas. Caso contrário, é uma despesa adicional. E, quando estiver em operação na nuvem, será necessário monitorar e conter seus gastos para que a migração não pareça um erro, afastando o valor comercial do investimento.

 

Vá para a nuvem sem gastar o orçamento

Muitas organizações iniciam uma migração para a nuvem para alcançar escalabilidade, eficiência de custos e aumento no desempenho de aplicativos.

 

No entanto, a adaptação de aplicativos que não foram desenvolvidos como nativos da nuvem é um processo complexo que requer um planejamento cuidadoso.

 

É essencial que as organizações considerem todas as possibilidades. O processo de migração da nuvem revela e cria problemas – como custos inesperadamente altos, falhas de segurança e retrabalhos de aplicativos.

 

Para ajudar a facilitar o caminho frequentemente irregular para uma plataforma em nuvem as organizações precisam elaborar um plano de migração.

 

Se sua organização está transferindo cargas de trabalho de um ambiente interno de datacenter ou de uma infraestrutura baseada em nuvem para outra, não deixe de entender o processo e atenuar qualquer expectativa exorbitante.

 

E, como nem todos os aplicativos se beneficiarão da migração para a nuvem, verifique se é o movimento certo antes de mergulhar.

 

Mover para a nuvem é uma meta fácil de definir, mas difícil de realizar. Uma organização precisará pensar exatamente no que a migração na nuvem pode significar. Afinal, a nuvem é um ambiente pelo qual você deve pagar.

 

A implantação de aplicativos modernos e complexos nesse ambiente provavelmente custará mais do que o esperado, por isso, é preciso aproveitar o valor comercial da computação em nuvem para o seu negócio.

 

Quais tecnologias baseadas em nuvem ajudaram ou pode ajudar você a superar a concorrência?

 

Para responder essa e outras perguntas de forma assertiva, conte com a ajuda dos especialistas da Mirai. Podemos ajudá-lo a tirar o melhor proveito da sua nuvem.

 

Sobre a Cursor Mirai

Fundada em 1990, a Cursor Mirai tem como principal objetivo oferecer soluções completas de tecnologia integrada. Não é à toa que a empresa já está há quase 30 anos no mercado e se mantendo atualizada, para que possa oferecer sempre a melhor e mais moderna solução em tecnologia para seus clientes. Nosso foco é priorização de resultados na gestão de TI, oferecendo soluções sob medida que visam reduzir custos e impulsionar crescimento.

Nossos Parceiros

Trabalhamos com os principais fornecedores do mercado para oferecer as melhores soluçôes para sua empresa.